Porque devo ser vacinado contra a COVID-19?

2021-05-26

Porque devo ser vacinado contra a COVID-19?

Conheça as importantes respostas às principais questões relacionadas com a vacinação contra a COVID-19.

As vacinas são seguras?

São.

Porquê?

  • Todos os medicamentos são avaliados pela Agência Europeia de Medicamentos (eficácia, segurança e qualidade) antes e após a sua comercialização.
  • Qualquer medicamento pode desencadear efeitos adversos.
  • Foi apenas reportada uma reduzida percentagem de efeitos graves num total de mais de mil milhões de vacinas administradas em todo o mundo.
  • O risco associado às complicações da doença COVID-19, com necessidade de cuidados intensivos e até mesmo risco de morte, é muito superior ao risco de desenvolver um efeito adverso grave após vacinação.

Quais são as vacinas disponíveis para administração em Portugal?

BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

As vacinas têm todas o mesmo mecanismo de ação?

Não. Apesar de terem mecanismos de ação diferentes todas são eficazes.

Porque deve ser vacinado?

Porque quanto mais rápido for atingida a imunidade de grupo mais rapidamente reduzimos a circulação do vírus e a probabilidade de surgirem outras estirpes do vírus. Porque é importante que esta batalha seja travada em conjunto, para mais rápido podermos circular com mais liberdade e segurança.

Em que fase de vacinação estamos?

No atual mês de maio, o objetivo é vacinar toda a população com mais de 60 anos, estando já a vacinar pessoas com mais de 55 anos.

Estive infetado. Não vou ser vacinado?

Vai. Já no final do atual mês de maio irá ser iniciado o processo de vacinação das pessoas infetadas há mais de 6 meses (cumprindo a prioridade etária/grupos de risco estabelecida pela DGS).

VOLTAR

Últimas Notícias

AVELAB

Criado em 1956, o AVELAB é atualmente um dos laboratórios mais importantes no âmbito nacional, graças à sua qualidade científica, sua alta tecnologia de diagnóstico e sua experiência no mercado. Estes factos consolidam o AVELAB como um dos laboratórios mais experientes em análises clínicas.

Certificação

Bureau Veritas

Contactos

Rua Cerâmica do Vouga, Nº 13
3800 – 011 Aveiro

234 380 400

geral@avelab.pt