Faq's

Sim, mas com moderação. O excesso de água pode interferir com os resultados de algumas análises.

Não. Qualquer utente tem direito a fazer análises clínicas de acordo com a nossa tabela particular.

Depende do exame. O ideal é que a colheita dos produtos biológicos seja sem esforço físico, pois este, altera vários parâmetros analíticos.

O avanço da tecnologia permitiu aumentar a segurança para que o futuro bebé tenha mais chances de nascer saudável a partir da realização de estudos genéticos.

A recolha de sangué é, geralmente, feita de forma rápida e quase indolor, dependendo sempre da sensibilidade do utente e experiência do profissional de saúde. Nos Laboratórios AVELAB contamos com uma equipa de profissionais experientes que realizam recolhas diariamente com o máximo rigor.

A diabetes no desporto não tem de ser um impedimento para uma prática desportiva normal. Só precisa de ter os cuidados certos para treinar sem problemas.

Caso vá realizar análises, convém que não beba café em jejum, pois a cafeína pode alterar alguns valores nos resultados dos exames.

O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue. Pode ocorrer quando as veias são muito finas, se houver compressão inadequada do local puncionado, quando se efetua esforço no braço logo a seguir à colheita ou quando há algum acidente na colheita.

A urina tipo II serve para avaliar o funcionamento do aparelho urinário. Deste modo, é aconselhável colher a primeira urina da manhã, pois é a que se encontra mais concentrada. Contudo, há casos em que a pessoa não traz a primeira urina, mas convém que esta seja colhida depois de 4 horas sem urinar.

Alguns medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, interferem nos resultados de determinadas análises, pelo que, no ato da colheita, deve mencionar a medicação que está a efetuar, de modo a ser tida em conta na validação dos resultados.
 

Nem todas as análises o necessitam, como é caso do hemograma. Já a glicemia e os triglicéridos requerem várias horas em jejum (12h).

Tanto o tabaco, que contém nicotina, como o álcool vão interferir com os resultados de várias análises. Deste modo, convém não fumar nas horas antecedentes à colheita ou ingerir qualquer bebida alcoólica dias anteriores aos da colheita.

Sim, uma vez que algumas análises auxiliam na descoberta da causa ou monitorização da doença.

Pode. No entanto, existem algumas hormonas que variam durante o ciclo menstrual. É importante mencionar ao seu médico a fase do ciclo em que se encontrava no dia da colheita. Em relação à urina, a menstruação interfere na sua análise e em exsudados vaginais e uretrais, por isso convém não realizar estas análises quando se encontrar menstruada.

Não. Desde que os cuidados prévios (jejum, actividade física, por exemplo) sejam observados, quase todas as análises podem ser colhidas à tarde. Contudo, existem algumas análises (cortisol, ACTH, por exemplo) que variam durante o dia e precisam de ser colhidos a uma determinada hora.

Não. Por exemplo: o Hemograma, a Hemoglobina Glicada (HbA1c) ou o INR não necessitam jejum. No entanto, se tomar antes uma refeição rica em gorduras, estas podem interferir no doseamento das análises.

Depende das análises prescritas. Usualmente 8 horas são suficientes, embora para análises ao colesterol e triglicerídeos sejam recomendadas 10 e 12 horas de jejum, respetivamente. Não deve, nunca, ultrapassar as 12 horas de jejum.

Sim, especialmente os triglicéridos e colesterol, uma vez que as bebidas alcoólicas contêm elevado teor de gorduras.

Sim, desde que cumpra com os requisitos de recolha: pelo menos 3 horas sem urinar, higiene íntima prévia, uso de recipiente apropriado e transporte ao laboratório em corretas condições. Para as crianças sem controlo dos esfíncteres, dispomos de sacos colectores apropriados que pode usar em casa.

AVELAB

Criado em 1956, o AVELAB é atualmente um dos laboratórios mais importantes no âmbito nacional, graças à sua qualidade científica, sua alta tecnologia de diagnóstico e sua experiência no mercado. Estes factos consolidam o AVELAB como um dos laboratórios mais experientes em análises clínicas.

Certificação

Bureau Veritas

Contactos

Rua Cerâmica do Vouga, Nº 13
3800 – 011 Aveiro

234 380 400

geral@avelab.pt