Testes COVID-19 - Colheita Zaragatoa

Os testes COVID-19, teste PCR e teste rápido de Antigénio para SARS-CoV-2, poderão ser realizados no laboratório AVELAB. Utilize esta página para agendar a sua marcação de forma rápida e cómoda preenchendo o formulário e seguindo os passos indicados.

O teste rápido de Antigénio apenas poderá ser realizado a título particular. Para realização do teste PCR consulte a informação abaixo relativa à sua convenção.

Os testes serológicos permitem avaliar a presença de anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 através de uma colheita sanguínea e são realizados nos horários normais de colheita em todos os postos AVELAB não necessitando de marcação prévia. Consulte aqui os horários dos nossos postos.

Para informações adicionais, contacte-nos através número 234 380 400 ou do endereço e-mail exclusivo COVID-19 covid19@avelab.pt.

Salientamos que a informação aqui disponibilizada não dispensa que se informe junto do seu subsistema ou portal da seguradora.

Convenções

Se pretender fazer o Teste de Diagnóstico PCR COVID-19 a titulo particular, pedimos que faça a sua marcação no formulário, lembrando que não é necessário requisição médica.

No dia/local da colheita, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

O Governo Regional dos Açores requer que da data da colheita até à data de chegada aos Açores a janela temporal não ultrapasse as 72 horas. Segundo a Resolução do Conselho do Governo n.º 207/2020 de 31 de julho apenas é exigível a apresentação de testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 por crianças com 13 ou mais anos de idade.

O custo do teste é suportado pelo Governo Regional dos Açores.

Terá de apresentar comprovativo da reserva e comprovativo do pagamento da deslocação para a Região Autónoma dos Açores e um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

O Governo Regional da Madeira requer que da data da colheita até à data de chegada à Madeira a janela temporal não ultrapasse as 72 horas.

Critérios para submissão a teste SARS CoV2 na infância e pré-adolescência:

  1. Crianças a partir dos 12 anos, sob parecer prévio das Autoridades de Saúde;
  2. Crianças com critérios de suspeita de doença COVID 19;
  3. Crianças cujos familiares ou acompanhantes sejam casos suspeitos;
  4. Outras situações validadas pelas Autoridades de Saúde.

O custo do teste é suportado pelo Governo Regional da Madeira.

Terá de apresentar comprovativo da reserva e comprovativo do pagamento da deslocação para a Região Autónoma da Madeira e um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Terá de apresentar comprovativo da reserva e comprovativo do pagamento da deslocação,  bem como um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Comparticipação a 100% do valor do teste, mediante apresentação de requisição médica do SNS, delegado de saúde ou Saúde 24.

A apresentação das requisições com os devidos códigos de acesso e prestação (em formato papel ou por SMS) é obrigatório no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Se elegível, o médico deverá indicar na requisição, o motivo de prescrição do teste (apenas enquadrável nos casos de):

- Grávidas, mesmo que assintomáticas, em caso de contacto com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19; ou apresentando sintomas concordantes com os desta infeção;

- Doença oncológica, mesmo que assintomáticos, antes de iniciar terapêutica com quimioterapia e durante a mesma, antes de cada nova administração, desde que intervalos entre tratamentos sejam superiores a uma semana; antes de iniciar radioterapia e durante o tratamento, uma vez por semana; antes da admissão para tratamento cirúrgico eletivo).

- E cirurgia, mesmo que assintomáticos, nas 24 a 72 horas que antecedem a intervenção.

A entrega da requisição médica e respetivo motivo é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Não dispensa a leitura da informação completa disponibilizada pela ADSE (taxas de acordo com as tabelas em vigor à data da inscrição).

O SAMS/SIB informa que se exclui de comparticipar os testes COVID-19, tendo em consideração que estes estão devidamente parametrizados e assegurados pelo SNS, nos casos de confirmada necessidade por indicação da Direção-Geral da Saúde.

Para beneficiar de comparticipação por parte da Advancecare é necessário apresentar prescrição médica e verificar a elegibilidade do mesmo junto da seguradora. O valor que fica a cargo do beneficiário só é possível ser dado aquando a faturação do teste. Informe-se através da sua Seguradora.

A entrega dos documentos é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Para beneficiar de comparticipação por parte da Medis é necessário apresentar prescrição médica e verificar a elegibilidade do mesmo junto da seguradora. O valor que fica a cargo do beneficiário só é possível ser dado aquando a faturação do teste. Informe-se através da sua Seguradora.

A entrega dos documentos é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Para beneficiar de comparticipação por parte da Multicare é necessário apresentar prescrição médica e verificar a elegibilidade do mesmo junto da seguradora. O valor que fica a cargo do beneficiário só é possível ser dado aquando a faturação do teste. Informe-se através da sua Seguradora.

A entrega dos documentos é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Para beneficiar de comparticipação por parte da Allianz Seguros é necessário apresentar prescrição médica e verificar a elegibilidade do mesmo junto da seguradora. O valor que fica a cargo do beneficiário só é possível ser dado aquando a faturação do teste. Informe-se através da sua Seguradora.

A entrega dos documentos é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Para beneficiar de comparticipação por parte da Saúde Prime é necessário apresentar prescrição médica e verificar a elegibilidade do mesmo junto da seguradora. O valor que fica a cargo do beneficiário só é possível ser dado aquando a faturação do teste. Informe-se através da sua Seguradora.

A entrega dos documentos é obrigatória no dia/local da colheita, juntamente com um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Outras convenções não listadas.

Marcação de Testes de Diagnóstico - Colheitas de Zaragatoa COVID-19

AVELAB

Criado em 1956, o AVELAB é atualmente um dos laboratórios mais importantes no âmbito nacional, graças à sua qualidade científica, sua alta tecnologia de diagnóstico e sua experiência no mercado. Estes factos consolidam o AVELAB como um dos laboratórios mais experientes em análises clínicas.

Certificação

Bureau Veritas

Contactos

Rua Cerâmica do Vouga, Nº 13
3800 – 011 Aveiro

234 380 400

geral@avelab.pt